Natural de Ravena, na Itália e com apenas trinta e seis anos de idade, Marco Melandri é um motociclista de renome, sendo que disputou o mundial é inclusive foi campeão de sua categoria, a de duzentos e cinquenta cilindradas no ano de dois mil e dois. O piloto fez parte das seguintes equipes: Ducati Marlboro team, Yamaha, BMW e Aprilia teve cento e trinta e nove largadas, vinte e duas pequenas vitória, subiu ao pódio cinquenta e oito vezes e alcançou nove pole positions. Uma grande curiosidade em sua vida é que o piloto começou a pilotar mini motocicletas com apenas seis anos de idade.
Melandri surgiu no cenário mundial e do MotoGP em meados de mil novecentos e noventa e sete. O mesmo causou uma grande repercussão no meio ao participar, com apenas quinze anos de idade do Grande Prêmio da República Checa. O piloto foi considerado como o mais novo da história na categoria de cento e vinte e cinco cilindradas, mesmo que não conseguindo grande destaque, a primeira impressão foi positiva e despertou grande notoriedade no meio.
Vale ressaltar que o piloto italiano é o único, dentro de um grupo de vinte e quatro pilotos, a alcançar a marca dos mil pontos na categoria MotoGP.
Neste ano, Melandri retornou para a Yamaha, sendo que por hora encontra-se na nona posição de acordo com a classificação geral de sua categoria, totalizando cento e vinte e quatro pontos e participação de três pódios.
O anúncio de sua aposentadoria precoce
O anúncio pegou todos os amantes e profissionais da motovelocidade de surpresa. Não pelo número das conquistas já asseguradas pelo piloto, mas além disso, tamanha a sua jovialidade.
Após acumular o campeonato mundial em duzentos e cinquenta cilindradas no ano de dois mil e dois, vice campeonato do MotoGP no ano de dois mil e cinco e o Mundial de Superbike no ano de dois mil e onze, o piloto resolveu anunciar que irá deixar a motovelocidade para sempre. O mesmo confirmou, no início deste mês, que sua aposentadoria irá acontecer ao término desta temporada. Não aconteceram muitas explicações acerca do porquê de sua saída,, mas um desabafo muito positivo foi realizado por parte do piloto.
Com muita dificuldade em tomar tamanha decisão, o anúncio foi realizado após muito tempo de decisões, segundo o piloto mesmo relata. Neste corrente ano, o Mundial de superbike será disputado por Melandri através da Yamaha GRT World SBK.
O piloto afirma em várias entrevistas que, depois de tomada esta decisão, o mesmo sente-se com uma maior motivação para que sua despedida seja permeada apenas de ótimos resultados, para então assim fechar sua carreira com chave de ouro.