A competição de motocicletas mais famosa de Portugal

Corridas sempre foram fascinantes para toda a humanidade, talvez sejam resquícios de nossos impulsos primitivos, quando tínhamos a necessidade de correr para conseguirmos alguma caça ou corríamos para salvar nossas vidas quando nos viamos ameaçados pelas grandes feras que habitavam a terra durante a era glacial, a necessidade de sobrevivência fez com que admirassemos aqueles que alcançavam grandes velocidades.

Através dos séculos a necessidade deixou apenas de ser por sobrevivência, passamos a competir por quem corria mais rápido, porém quando o homem inventou a roda, atingimos um novo patamar em relação à velocidade, vimos que através de máquinas poderíamos alcançar mais lugares em menos tempo. Porém apenas em fins do século XVIII e início do século XIX, o homem consegue mais uma vez alterar o curso da história com a invenção do motor de explosão, alimentado por combustíveis. Está invenção nos trouxe, carros que nos levam de um ponto a outro de uma cidade em uma fração do tempo que seria utilizado para percorrer o mesmo percurso, a cavalo, ou a pé. Nada foi como antes após essa invenção, porém um antigo desejo permanecia, apesar desses inventos serem construídos no intuito de facilitar e agilizar a vida das pessoas, o desejo primitivo de correr permaneceu inalterado. A grande reviravolta ocorreu na virada do século XIX para o XX, ao se realizarem as primeiras corridas de motocicletas e carros no mundo. Deste momento em diante as corridas ganharam nova proporção, aumentando seu público e status e deixando para trás, as glamurosas corridas equestres.

A febre das corridas motorizadas espalhou-se pelo mundo todo, ampliando sua influência com a invenção do rádio e mais tarde da televisão. Nos dias atuais, os grandes prêmios automobilísticos são televisionados e tem grande audiência, movimentando bilhões todos os anos. Agora todo país tem seus grandes eventos de corrida ou disputas off-road, em Portugal não seria diferente, com a geografia do país, algumas paisagens são perfeitas para práticas de off-roads sobre duas rodas, entre as corridas a mais conhecida é “Portugal de Lés-a-Lés Off Road”, que acontece desde o ano de 2015, que além de aventura, proporciona a seus participantes a descoberta das mais lindas paisagens portuguesas.

A competição se inicia geralmente na cidade de Bragança e termina em Lagos, com duração média de três dias, a corrida reúne amantes de motocicletas e aventura, numa descoberta dos lugares mais inusitados das paisagens lusitanas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *